Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Programa > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por admin publicado 11/06/2018 11h59, última modificação 11/09/2018 08h59

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (denominado PPGBE) é vinculado à Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), Instituto de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Destina-se a conferir os títulos de Mestre e Doutor em Biodiversidade e Evolução. O Programa pretende oferecer aos discentes, a oportunidade de cursar disciplinas com uma abordagem evolutiva da biodiversidade, incluindo abordagens das mudanças em curso e a projeção de mudanças futuras que poderão decorrer das mudanças ambientais. Espera-se que o profissional formado tenha condições de atuar dentro de uma visão integrada dos ecossistemas com compreensão da sua diversidade, evolução, estrutura e funcionamento, fornecendo subsídios indispensáveis para a tomada de medidas que garantam sua integridade, equilíbrio e a qualidade de vida das populações que ocupam os ambientes.

O objetivo geral do PPGBE é formar profissionais com um conhecimento teórico e prático em padrões evolutivos da biota e processos biológicos em ecossistemas tropicais qualificados para atuar em empresas, governos, institutos de pesquisa e no magistério superior, atendendo as necessidades de desenvolvimento regional e nacional.

Tem como objetivos específicos analisar os processos históricos, funcionais e evolutivos determinantes da diversidade biológica, enfatizando a descrição da biodiversidade e as causas da origem, manutenção e perda da biodiversidade. As linhas de pesquisa do curso compreendem o conhecimento fundamental sobre a origem e caracterização da diversidade biológica (taxonomia, distribuição e história evolutiva) de diferentes grupos biológicos, bem como a análise dos processos naturais e antrópicos que estão atuando sobre a biodiversidade no tempo presente.

A formação acadêmica e científica está embasada por pesquisas de campo e pesquisas nas coleções biológicas. As coleções biológicas geram informações sobre a composição, a riqueza e a distribuição da biodiversidade, além de subsidiar a tomada de decisões pelo do Poder Público quanto ao ordenamento territorial, quanto as estratégias de conservação das espécies, quanto a valoração dos conhecimentos tradicionais associados e como acervo histórico de um determinado local. Para acessar as coleções biológicas clique aqui.