Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Ensino > Laboratórios
conteúdo

Laboratórios

por admin publicado 13/06/2018 10h06, última modificação 20/06/2018 11h13

Parque Zoobotânico: ocupa uma área de 5,3 ha composta por espécies da fauna e flora amazônicas onde são realizadas as atividades de difusão científica e algumas pesquisas voltadas a botânica, ecologia e impactos urbanos.

Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn): é um laboratório de pesquisas com mais de 3.000m2 de área construída destinado a estudos de longo prazo e a formação de recursos humanos, situado na Floresta Nacional de Caxiuanã, no município de Melgaço, distante cerca de 400 km de Belém (PA). Desde 1993 o MPEG mantém em Caxiuanã, em área cedida pelo IBAMA-DF, a Estação Científica Ferreira Penna. Nesta, são desenvolvidas pesquisas da fauna, da flora, da climatologia e do homem da região. Pesquisadores ligados aos Programas LBA e PPBio-Amazônia Oriental desenvolvem projetos relativos à variabilidade climática, interação floresta-atmosfera, ciclo do carbono, características do solo, biodiversidade etc. A Estação Ferreira Pena possui 33 mil hectares, correspondentes a 10% da área total da Floresta Nacional de Caxiuanã.

Laboratórios Institucionais

Laboratório de Análises Químicas (LAQGOELDI): realização de análises físicas e físico-químicas (pH, temperatura, salinidade, condutividade, etc.) e químicas (metais pesados, análises por via úmida por métodos volumétricos e gravimétricos, carbono orgânico, evolução de CO2, turbidez, etc.) de diversos compartimentos (solo, sedimento, água, etc) e outros métodos de análise principalmente na área de geoquímica ambiental (água, solos, sedimentos e tecido vegetal).

Laboratório Adolpho Ducke (LAD): realiza extrações de óleos essenciais de plantas aromáticas, concentrados voláteis (flores e frutos), além da análise química qualitativa por Cromatografia de fase Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas ou quantitativa por Cromatografia Gasosa com Detector de Ionização de Chama de compostos voláteis, óleos (vegetais e animais) fixos esterificados, e preparação de extratos com solventes orgânicos. O LAD conta com um sistema de extração de óleo por Hidrodestilação e Arraste a Vapor de água, sistema de extração de voláteis por Destilação-Extração Simultânea, banhos de refrigeração para manutenção da água de condensação em torno de 10°C, centrífuga, balança de precisão, balança analítica, medidor de umidade por Infravermelho, sistema de purificação de água por osmose.

Laboratório de Unidade de Análises Espaciais (UAS): realiza análise, tratamento e processamento de imagens de satélites em software de sistemas de informações geográficas. Este laboratório fornece subsídios para a espacialização, análise e cartografia de dados científicos no âmbito dos projetos institucionais e interinstitucionais em parcerias e promove a capacitação dos usuários da UAS em termos de aplicações de técnicas de análises de imagens de sensoriamento remoto (imagens de sensores orbitais óticos e RADAR, fotografias aéreas, sensores aerotransportados), dados georeferenciados e dados tabelados indexados espacialmente

Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura (LME): são geradas imagens digitais com alta resolução e análises químicas semiquantitativas ou qualitativas das amostras observadas através de espectroscopia de raios-X por dispersão de energia. É capacitado para descrição de mineralogia de rochas, micromorfologia de solos e descrição e identificação de material vegetal e animal.

Laboratório de Biologia Molecular (LBM): é utilizado de forma multidisciplinar com ênfase nas pesquisas que tratam da diversidade genética de organismos biológicos. No LBM é possível realizar todas as etapas de extração, amplificação e sequenciamento de DNA e também as análises que envolvam os dados obtidos. O LBM dá suporte tanto a pesquisadores quanto a alunos de pós-graduação. Desenvolvem-se, basicamente, trabalhos relacionados à sistemática filogenética e filogeografia.