Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Integração Social > Solidariedade e Nucleação
conteúdo

Solidariedade e Nucleação

publicado 13/06/2018 10h32, última modificação 24/05/2021 10h22

Quanto a Solidariedade, os docentes do Programa interagem com universidades brasileiras, participando de bancas examinadoras, simpósios e cursos na Amazônia e demais regiões do Brasil, auxiliando assim no desenvolvimento científico regional e nacional. Em 2017 os docentes do PPGBE participaram de bancas de mestrado e doutorado na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade do Estado do Maranhão (UFMA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade de Toronto (Canadá), Louisiana State University, LSU (EUA), Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Tulane (EUA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Quanto a Nucleação, não foi possível constatar a participação de egressos na nucleação de novos programas de pós-graduação tendo em vista que a formação da primeira turma de mestres pelo PPGBE ocorreu em setembro de 2017.

No contexto de uma Nucleação Social em 2017 foi publicado o Livro Natural Resources in Wetlands: from Pantanal to Amazonia considerado neste relatório como uma das produções relevantes pelo fato de agregar docentes e discentes e os resultados de suas atividades acadêmico-científica vinculadas ao Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal e diversos Programas de Pós-Graduação em Rede da região Norte e Centro-Oeste do Brasil e editado na língua inglesa para atingir maior visibilidade, divulgação e socialização internacional das pesquisas realizadas pelo MPEG. Também foi organizado para publicação em 2018 o Livro Reflexões em Biologia da Conservação organizado pelo Dr.Mário Augusto G. Jardim e Dra.Marlúcia Bonifácio Martins cuja obra é composta por 23 capítulos que tratam de problemas ambientais, sociais e de conservação da biodiversidade e com autoria de 13 discentes do PPGBE.

Em 2020 foi publicado o segundo volume de Reflexões em Biologia da Conservação com 3 capítulos de autoria de discentes do PPGBE.